Relatório de Produção Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | Universidade Federal de São Carlos (PPGCI/UFSCar) | Coleta: Plataforma Lattes, Maio de 2023

Ariadne Chloe Mary Furnival

Mãe do Leonardo e Alex. Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987); Mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology - UMIST (1993); Mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988); e Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Assumiu o cargo de Open Access Officer (Europe) no Centre for Research Communications, University of Nottingham, em 2010. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É professora credenciada (permanente) no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e no programa de pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da UFSCar. É membro docente do Conselho Editorial da EDUFSCar (2019-). Tem experiência de pesquisa nos campos de CTS e Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da CT, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1291482506649810 (20/04/2023)
  • Rótulo/Grupo: Professora Permanente
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação. Rodavia Washington Luis, km 235 Centro 13560-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519465 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Ciência da Informação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2019-Atual. A busca e o ato de evitar a informacao em saude: comportamento informacional no context de duas controversias medicas que afetam as pacientes femininas
      Descrição: O comportamento informacional em saúde tem surgido como uma importante área de investigação nos campos da Saúde e Ciência da Informação. O comportamento informacional engloba a busca ativa da informação (information seeking) em resposta a uma percebida necessidade de informação, que por sua vez, surge quando a pessoa percebe que falta a informação necessária para agir ou tomar uma decisão sobre um evento de vida ou trabalho. Mas o comportamento informacional pode também se referir a comportamentos de evitar a informação (information avoidance). No campo da Ciência da Informação, há uma predominância da literatura sobre o ato de evitar a informação em temas relacionados à saúde, justamente porque este tipo de informação possa ser sensível e suscitar uma reação emotiva na pessoa encontrando-a. Relacionado ao conceito de comportamento informacional em saúde é o letramento informacional em saúde (health information literacy), outro tema abordado na pesquisa. Há um consenso, recente em partes do mundo, e mais consolidado em outras, de que os pacientes devem participar ativamente nos processos da tomada de decisão compartilhada em questões relacionadas a sua própria saúde (LÉGARÉ; BROUILLETTE, 2009; SALKOVSKIS; REES, 2004). O comportamento informacional em saúde assim, desempenha um papel importante na gestão dos desafios de saúde pessoal. Isso é particularmente evidente no contexto da saúde da mulher (p.ex, RAMÍREZ, 2013; WATHEN; HARRIS, 2006; YEOMAN, 2010). A pesquisa objetiva analisar dois contextos de mulheres buscando ou evitando informação sobre a saúde da mulher em dois contextos em que há controvérsias: cesariánas e reposição hormonal, para avergiuar se e como mulheres buscam ou evitam a informação nesses contextos. Em outubro de 2018, a OMS publicou dados demonstrando que Brasil está em segundo lugar no mundo para a realização de cesárianas, muitas dessas eletivas, apesar das recomendações dessa organização das melhoras práticas para profissionais de saúde. A questão da reposição hormonal é mundialmente rodeada de polêmica, e nesse ambiente de incerteza e controversia, mulheres-pacientes e profissionais de saúde se encontram diante da informação em saúde divergente, obrigadas a escolher quais fontes informacionais vão subsidiar suas decisões, quais não. Nesta pesquisa, em que o termo comportamento informacional é usado para descrever as maneiras multifacetadas pelas quais as mulheres interagem com as informações em saúde, à medida que buscam gerenciar a saúde pessoal durante esses momentos de transição de vida (SAVOLAINEN, 2007), uma abordagem epistemological qualitativa, social-construtivsta será adotada (principalmente para a análise dos resultados), que visa identificar práticas gerais de sensemaking com base nas quais as pessoas se orientam em suas vidas cotidianas e profissionais? (TALJA et al. 1999). Além disso, pressupostos fundamentais são baseados em noções construtivistas de criação de significado que incorporam uma visão de comportamento informacional que é ativa, orientada-a-processo, e um ?produto? final que consiste não apenas em conhecimento, mas também em opinião, intuição, avaliação e resposta afetiva (CASE, 2007). Porém, os procedimentos metodológicos consistirão em métodos mistos, visando a triangulação dos dados qualitativos levantados com outros de caráter quantitativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Leticia Azevedo Januário - Integrante / Gustavo Ferreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    2. 2018-Atual. Propriedade intelectual, plagio e a avaliacao da qualidade das fontes de informacao no contexto da competencia informacional
      Descrição: O fato que a informação pode circular livremente na sociedade é comumente considerado uma das características mais construtivas das sociedades democráticas e abertas. A penetração quase úbiqua das mídias sociais na maioria dos países coroa esta ideia da abertura sem limites virtuais e a concomitante crescimento da liberdade de expressão. Tem havido (por exemplo, nas obras do Manuel Castells) uma visão otimista das mídias sociais como tendo o poder de fortalecer a democracia. Por outro lado, não se pode negar que a onipresença hoje das mídias sociais e das TIC em geral para se realizar tarefas intelectuais cotidianas e trabalhos científicos e acadêmicos, tem suscitado fenômenos negativos, tais como a afinidade do usuário às chamadas câmeras de éco, a consequente compartilhamento de notícias e informações falsas (a desinformação), e, para o cumprimento de prazos para trabalhos científicos, a transgressão das leis que protegem os direitos autoriais, especificamente nos atos de cometer o crime de plágio. Em ambos os casos ? a disseminação e compartilhmento da desinformação e o plágio ? as intervenções que visem melhorar a competência em informação (ou iniciativas de information literacy, como tais intervenções são conhecidas em muitos países) podem ser uma paliativa. O profissional de informação usualmente fica à frente de tais iniciativas, que usualmente são voltadas para ensinar práticas - e refletir sobre - de como avaliar a qualidade da informação que as pessoas encontram online, usando critérios de qualidade comumente descritos na literatura da Ciência da Informação, tais como identificação da autoridade e credibilidade dos autores da informação; averiguando se os links à fonte funcionem; identificação da data e domínio da fonte; se a informação encontrada possa ser classificada como fato, opinião ou propaganda; e se procuram saber se o site que veicula a informação recebe algum patrocínio e de quem. Diante do exposto, os estudos realizados nesta proposta de pesquisa se voltam para os fênomeno da desinformação (e especificamente, as fake news) e o plágio na sociedade pós-verdade, e como combatê-los, a partir da ótica fornecido pelo aporte teórico da competência em informação (information literacy).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Paulo Roberto Cintra - Integrante / Leticia Azevedo Januário - Integrante / Thais Aparecida de Lima - Integrante / Cristina Marchetti Maia - Integrante / Fernando Brito da Costa Dias - Integrante / Fátima Beatriz Manieiro do Amaral - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    3. 2017-Atual. Sociedade de risco e a transicao para a sustentabilidade: a transferencia da tecnologia da universidade para a sociedade visando a seguranca alimentar e seguranca no trabalho
      Descrição: No cerne do discurso de sustentabiliade ambiental está a noção de participação e interação dos mais variados grupos de atores sociais encontrados em instituições públicas, empresas dos setores privados e de organizações não-governmentais. Implícita à promoção da participação ativa desses grupos, em prol da sustentabilidade ambiental, está a necessidade de intensificar a comunicaçã de informações entre os grupos distintos. A imprescindibilidade da informação para a sustentabilidade ambiental é tratada no Capítulo 40 da Agenda 21, intitulado ?Informação para a Tomada de Decisões?. Ao mesmo tempo, sabe-se da natureza instrinsecamente intersetorial da problemática ambiental, o que, do ponto de vista científica, traduz-se na necessidade de adotar um epistemologia essencialmente interdisciplinar para estudá-la. Nesse sentido, os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT), no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade, provêm aportes teóricos relevantes para tais estudos. Este projeto de pesquisa foca duas dimensões da problemática ambiental no contexto da Sociedade de Risco, que por sua vez, enquadram o cotidiano de empresas particulares e instituições públicas: Segurança no trabalho e Nutrição Ambiental. Sabe se que as cadeias alimentares hoje englobam uma complexo rede de atores: políticos, científicos, profissionais e de trabalhadores, mas que a dimensão política, num país como o Brasil, age com mais força. Nesse sentido, a proposta de inovar - em prol da fomentação de uma dieta ambientalmente sustentável ? no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) ? demanda a participação de diversos grupos de atores. Este dimensão da pesquisa terá como principal norte, assim, compreender como a implementação do Guia Alimentar da População Brasileira pode contribuir para o desenvolvimento de organizações empresariais sustentáveis. De modo relacionado, estudamos o trabalho como ambiente de vida, no qual existem riscos que possam ser melhor gerenciados não por tecnologias prescritivas, normativas, mas por aquelas que reconhecem o ambiente de vida como uma agregação de grupos como gestores do ?corpo-si?, fazendo esclhas que possam ser ?dramáticas? no sentido ergológico do termo. Estas duas vertentes de pesquisa passam pela questão urgente de como se dá a mercantilização de patentes das inovações tecnológicas visando estes dois domínios, e geradas no âmbito da universidade, principalmente levando em consideração o marco legal de ciência, tecnologia e inovação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Sabrina Carvalho Verzola - Integrante / Tânia Corrêa Miller - Integrante / Thiago Daniel Ribeiro Tavares - Integrante.
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    4. 2014-2018. Um exame das politicas de direitos autorais a luz do acesso aberto as publicacoes cientificas: fundamentos para o desenvolvimento de recursos visando o ensino das competencias informacionais digitais
      Descrição: A pesquisa propõe estudar as dimensões dos direitos autorais e propriedade intelectual no contexto do crescente desenvolvimento e divulgação das iniciativas, práticas e políticas de acesso aberto às publicações cientificas no Brasil. Parte da proposta está pautada em levantar e examinar a literatura sobre as leis brasileira e internacional dos direitos autorais, para entender como estas garantam a possiblidade de se disponibilizar e disseminar a literatura cientifica em canais de acesso aberto, visando também seu possível reuso de modo legal e ética. Em outra parte empírica da pesquisa, serão estudados os diferentes tipos de contratos de cessão de direitos autorais utilizados nas revistas científicas de acesso aberto em vários países, bem como as licenças de reuso da informação nesses mesmos veículos de publicação, licenças estas que tem implicações para o subsequente arquivamento/depósito desses itens de literatura em repositórios digitais de acesso aberto. Dessa forma, será possível aferir o grau de ?abertura? desses veículos, usando os parâmetros de ?boa prática? de abertura delineados na Budapest Open Access Initiative (BOAI) de 2001. A terceira frente da pesquisa abordará a necessidade de incorporar explicitamente as dimensões dos direitos autorais em recursos de aprendizagem informacional, para fomentar competências informacionais (ou information literacy, como é conhecido em inglês). Isto é porque tradicionalmente, os bibliotecários e profissionais de informação não tem sido obrigados a serem proficientes com os detalhes de licenciamento e propriedade intelectual, tal como frequentemente, os próprios pesquisadores científicos tampouco são esclarecidos sobre seus direitos como autores, e usualmente não dispõe do tempo para se informar mais profundamente sobre todas as opções abertas a eles. Os padrôes de competência/letramento informacional hoje explicitamente incorporam esta dimensão, especificando que a pessoa informacionalmente competente (information literate person) entenderá as questões relativas à propriedade intelectual, status de copyright e licenças de Creative Commons, entre outras, em relação ao reuso e criaçaõ de material digital. Em grande parte, o envolvimento de bibliotecários e profissionais de informação nas iniciativas de acesso aberto (p.ex os repositórios institucionais, repositórios temáticos e revistas científicas) girará em torno de um conhecimento e compreensão que estes profissionais detem de propriedade intelectual, licenciamento, copyright e questões relativos às possíveis limitações ao direito autoral para fins educacionais. No entanto, testemunha-se uma lacuna no que se refere à disponibilidade de material especificamente voltado ao cenário de acesso aberto no qual atuam alguns bibliotecários e profissionais de informação no Brasil. Espera-se, assim, que os resultados da pesquisa aqui proposta possam eventualmente subsidiar o desenvolvimento de material informativo voltado aos bibliotecários e profissionais de informação no Brasil, visando a possibilidade destes profissionais replicarem tais competências nas suas respectivas comunidades de usuários. [Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ ]. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Paulo Roberto Cintra - Integrante / Guilherme Franco Silva Pinto - Integrante / Thais Aparecida de Lima - Integrante / Cristina Marchetti Maia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    5. 2013-2015. Direitos autorais e direitos de re-uso no contexto de revistas em acesso aberto
      Descrição: Acesso aberto se refere à disponibilidade online, gratuita e livre de restrições, da literatura científica. Um modo muito divulgado de disponibilizar tal literatura, sobretudo no Brasil, é através das revistas em acesso aberto, a chamada ?via dourada? de acesso aberto, sendo que comparativamente, os repositórios digitais abertos nos quais versões de artigos são depositados ? a ?via verde? ? ainda são menos utilizados no Brasil. Especificamente, é reconhecido que a publicação em revistas acesso aberto tem crescido continuamente desde o início da plataforma SciELO no Brasil em 1997, e a ampla promoção do sistema OJS pelo IBICT. Apesar da ampla divulgação mundial dos conceitos e definições de acesso aberto, e sobretudo em relação aos direitos autorais e autorização de reuso e arquivamento em repositórios, a hipótese aqui levantada é que ainda existem posições conflitantes nas políticas de algumas revistas acesso aberto brasileiras relativo a esses direitos autorais e os direitos dos leitores-usuários. Diante do colocado, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar e averiguar o conceito de acesso aberto explícita e implicitamente usado nas revistas levantadas, sinalizando, de certa forma, o grau de ?abertura? destas. Serão avaliadas as políticas de direitos autorais de revistas em acesso aberto disseminadas a partir da plataforma SciELO, no que tange, principalmente, às possibilidades do autoarquivamento de artigos publicados nas mesmas, em repositórios digitais de acesso aberto. Visa-se averiguar quais são as apropriações e significações do termo ?acesso aberto? pelas revistas analisadas, e como estas se manifestam na política dos direitos autorais das respectivas revistas. O ?benchmark? da definição de acesso aberto usado será o do conceito ?clássico? dele elaborado em 2002 a partir da Budapest Open Access Initiative.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Nayara De Cassia Gaban - Integrante / ALMEIDA, BIANCA MIRANDA DE - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    6. 2013-2015. Repositorios digitais institucionais: algargando o conceito e politicas para atender a Lei de Acesso a Informacao.
      Descrição: As universidades, como espaços de produção e transferência do conhecimento científico, concentram o trabalho de docentes e pesquisadores, gerando vários estudos, em diversas áreas, que precisam ser disseminados e usados para garantir o progresso da ciência. Os Repositórios Institucionais (RIs) de Acesso Aberto surgem para atender essa necessidade de favorecer maior divulgação, até então impedida pelos custos de acesso às revistas científicas, sobretudo nos países da Europa e nos EUA. No Brasil, a preocupação com o Acesso Aberto é mais recente: data de 2005; mas a partir de 2011 ganha impulso, com a instituição da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). Diante desse cenário, muitas instituições no Brasil estão se esforçando para sistematicamente disponibilizar o acesso às informações de todo tipo que geram (produção de caráter artístico, tecnológico, acadêmico, científico e cultural da organização), incluindo a literatura cinzenta, categoria constituída por vários tipos de documentos não-publicados. A pesquisa propõe levantar, junto aos stakeholders de uma IES público, e apontar, potenciais subsídios para a elaboração de políticas inovadoras de RIs que contemplem um conceito mais alargado de RI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Izabel da Mota Franco - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    7. 2012-2014. O mapeamento e analise da percepcao e impactos de acesso aberto a literatura cientifica com produtores, mediadores e usuarios finais de informacao cientifica
      Descrição: Propõe-se examinar como a crescente circulação da informação científica em canais de acesso aberto impacta é percebida por certos grupos da comunidade acadêmica e por membros de grupos da comunidade mais ampla, especificamente: a) cientistas ativos como pesquisadores; b) profissionais bibliotecários de bibliotecas universitárias brasileiras responsáveis pela organização e mediação da informação científica em acesso aberto; c) empresários e responsáveis para PMEs e d) membros do público em geral que buscam informação científica disponível em acesso aberto na internet para a realização de tarefas especiífica. Espera-se que os resultados possam eventualmente subsidiar políticas institucionais (das universidades públicas brasileiras) de comunicação, mediação e divulgação científica em canais de acesso aberto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.
    8. 2006-2008. ?Ciencia, Tecnologia e Sociedade: configuracao do campo no Brasil e compreensao publica da ciencia?, CNPq (Proc. 485706/2006-7)
      Descrição: Edital Universal / CNPq - 2006. Financiada: Auxilio financeiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenador / Carlos Massao Hayashi - Integrante / Cristina Hayashi - Integrante.
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor Aluno de Gestão de Produção Teatral, Royal Academy of Dramatic Art, Londres, Inglaterra.. 1981.
      Membro: Ariadne Chloe Mary Furnival.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (96)
    1. XVII Seminário Internacional PROCOAS.Gestão da informação e do conhecimento em incubadora de economia solidária: caso NUMI-ECOSOL/UFSCar. 2022. (Seminário).
    2. Arquivamento Web e Repositórios Digitais. 2020. (Oficina).
    3. Encontros CTS.Mulheres na Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios, possibilidades e dificuldades da mulher que faz pesquisa. 2020. (Encontro).
    4. Encontros CTS.CTS em tempos de pandemia: economia solidária, inovação, política e saúde. 2020. (Encontro).
    5. Seminário NIEPED - Centro Universitário Moura Lacerda.ACESSO ABERTO: configurações atuais e tendências futuras. 2020. (Seminário).
    6. 8ª Semana Conjunta do Livro e da Biblioteca no Campus USP São Carlos.Acesso Aberto: configurações e tendências. 2019. (Encontro).
    7. IX Conferência Internacional sobre Bibliotecas e Repositórios Digitais da América Latina (BIREDIAL-ISTEC?19) ? BRASIL. Verde ou Cinzenta: Qual será a cor do futuro de nosso(s) RI(s)?. 2019. (Congresso).
    8. Mesa-redonda SiBi-USP: "Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários".Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários. 2019. (Outra).
    9. 25o. CIC UFSCar. Menção honrosa para o poster em co-autoria com Vinicius Pereira "As revistas científicas em acesso aberto no Brasil: a sustentabilidade dos seus modelos de negócio". 2018. (Congresso).
    10. III Encontro dos Bibliotecários e I Encontro dos Auxiliares de Bibliotecas do IFSP.Os repositórios digitais no cenário atual do acesso aberto às publicações científicas. 2018. (Encontro).
    11. SIIS - Seminário Informação, Inovação e Sociedade.Mesa da cerimônia de abertura. 2018. (Seminário).
    12. SIIS - Seminário Informação, Inovação e Sociedade.Integrante do Comitê Científico. 2018. (Seminário).
    13. SIIS - Seminário Informação, Inovação e Sociedade.Programas de igualdade de gênero na astronáutica. 2018. (Seminário).
    14. SIIS - Seminário Inofrmação, Inovação e Sociedade.Nutrição ambiental: uma nova área de pesquisa e inovação responsáveis. 2018. (Seminário).
    15. XXV Congresso de Iniciação Científica - X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As revistas científicas em acesso aberto: a sustentabilidade de seus modelos de negócios. 2018. (Congresso).
    16. 1ª edição dos Seminários SEaD: Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior,. 2017. (Seminário).
    17. Aula Inaugural no Programa de Pós-graduação em Enfermagem.Aula inaugural: Comunicação e divulgação científica: interrelações, tendências e desafios para o século 21. 2017. (Outra).
    18. ENBIESP Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de SP.Advocacy em bibliotecas e empoeramento de bibliotecários. 2017. (Encontro).
    19. Encontro CTS. 2017. (Encontro).
    20. I Colóquio de dados, metadados e web semântica.Mesa 2. 2017. (Outra).
    21. I CONPRODUCI UFSCar: I Conversando sobre produção científica na UFSCarcar.Lógica aplicada à recuperação da informação: exemplos práticos dos operadores booleanos. 2017. (Encontro).
    22. Oficina de lançamento e capacitação do Guia do pré natal do parceiro e do Guia de saúde do Homem para Agente Comunitário de Saúde par. 2017. (Oficina).
    23. OpenCon2017Campinas. (Co-autoria com Guilherme Pinto) "Mineração Textual como ferramenta para compreender o entendimento sobre Direito Autoral dos usuários do Twitter". 2017. (Congresso).
    24. OpenCon2017Campinas. O lugar dos repositórios no cenário atual do acesso aberto. 2017. (Congresso).
    25. OpenCon2017Campinas. (Co-autoria com Maria Laura Cangiani):"Padrões de publicação científica em acesso aberto por área de conhecimento: mapeamento da disponibilidade da produção de pesquisadores da comunidade". 2017. (Congresso).
    26. Repository Fringe 2017. Automated metadata collection from the researcher CV Lattes Platform to aid IR ingest ?. 2017. (Congresso).
    27. Reunião do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics).Percepções e práticas de publicação em acesso aberto. 2017. (Outra).
    28. Roda de Conversa: A Pedagogia Universitária como Campo Epistemológico. 2017. (Oficina).
    29. V Econtro Regional de Gestão do Conhecimento. 2017. (Encontro).
    30. VII ESOCITE.BR/tecsoc e do 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.JANUÁRIO, L.A; GALVÃO, MC; FURNIVAL, ACM Política pública de informação e disseminação de evidências em saúde. 2017. (Encontro).
    31. VII ESOCITE.BR/tecsoc e do 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.TAVARES, TDR; FURNIVAL, ACM. Reflexões sobre o meio ambiente do trabalho equilibrado e a importância da ciência e tecnologia para o bem estar e segurança dos trabalhadores. 2017. (Encontro).
    32. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB).Co-autoria com Letícia Azevedo, Maria Cristina Galvâo: "Necessidade informacional de médicos e política de informação em saúde.". 2017. (Encontro).
    33. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB).Co-autoria com Daniel Andre Rigo Guirra: "Características de publicação dos pesquisadores em Humanidades e Exatas". 2017. (Encontro).
    34. Conhecimento, tecnologia e inovação: desafio e prospecção para os estudos da informação.Integrante da Mesa de Abertura. 2016. (Outra).
    35. Contexto Cubano Actual: sistema de educação superior y la producción social de co conocimeiento. 2016. (Outra).
    36. Environments: technoscience and its relation to sustainability, ethics, aesthetics, health an and the the human futuree. 2016. (Congresso).
    37. IV BRISPE. The open licensing paradigm: the case of Creative Commons for science journals. 2016. (Congresso).
    38. Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação.Integrante da Comissão Organizadora. 2016. (Outra).
    39. VIII Seminário Estadual de Fórum Paulista de Educação de Jovens e e e Adultos. 2016. (Seminário).
    40. XXIV Curso de Editoração Científica.O paradigma aberto de licenciamento: o caso Creative Commons no contexto de periódicos científicos O paradigma aberto de licenciamento: o caso Creative Commons no contexto de periódicos científicos. 2016. (Simpósio).
    41. XXIV Curso de Editoração e IX Seminário Satélite para Editores Plenos.Publicação em acesso aberto e uso das licenças Creative Commons. 2016. (Simpósio).
    42. 6a Conferência luso-brasileira de acesso aberto - CONFOA. Acesso aberto nas redes sociais: em busca das comunidades virtuais que sustentam os dados altmétricos. 2015. (Congresso).
    43. 6a Conferência luso-brasileira de acesso aberto - CONFOA. Mapeamento das práticas de publicação em acesso aberto de pesquisadores universitários brasileiros em duas áreas de engenharia. 2015. (Congresso).
    44. Introdução à edição do Moodle 2.4. 2015. (Oficina).
    45. Introdução a Libras para Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2015. (Outra).
    46. Lançamento do Portal de Periódicos da UFSCar. 2015. (Outra).
    47. Taller de Preservación Digital. 2015. (Oficina).
    48. Workshop ORCID USP: Autoridade e integração de dados. 2015. (Oficina).
    49. Acesso Aberto: visibilidade, impacto e acesso democrático ao conhecimento científico? Mesa redonda em comemoração à XV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Acesso Aberto: visibilidade, impacto e acesso democrático ao conhecimento científico? Mesa redonda em comemoração à XV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. 2014. (Outra).
    50. I Seminário de Pesquisa e Prática em Biblioteconomia e Ciência da Informação.Integrante da Comissão Organizadora. 2014. (Seminário).
    51. ISIC: The Information Behaviour Conference. The general public's access and use of health information: a case study from Brazil. 2014. (Congresso).
    52. IV Conferência Internacional Biredial - ISTEC. AS REVISTAS EM ACESSO ABERTO E AS POLÍTICAS DE DIREITOS AUTORAIS: O CASO DE REVISTAS NA PLATAFORMA SCIELO-BRASIL. 2014. (Congresso).
    53. IV Conferência Internacional Biredial - ISTEC. Caracterização do profissional da informação em repositórios de acesso aberto no Brasil. 2014. (Congresso).
    54. 4a. CONFOA - Conferência Luso-brasileira sobre acesso aberto. Mapeamento e análise da percepção das mudanças associadas ao acesso aberto à literatura científica com pesquisadores brasileiros. 2013. (Congresso).
    55. 4a. CONFOA - Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto. Mapeamento e análise da percepção das mudanças associadas ao acesso aberto à literatura científica com bibliotecários e profissionais de informação de bibliotecas federais e estaduais do Brasil. 2013. (Congresso).
    56. Palestra "Ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto". 2013. (Outra).
    57. Treinamento ScriptLattes.Treinamento ScriptLattes. 2013. (Outra).
    58. XXI Curso de Editoração Científica.Acesso Aberto. 2013. (Seminário).
    59. Curadoria digital: coleções na web. 2012. (Oficina).
    60. Jornadas PPGCTIno - DPCT UNICAMP.Acesso aberto às publicações científicas: vantagens, políticas e advocacy. 2012. (Seminário).
    61. 1o. Consumosol Debate.Debatedora do 1o. Consumosol Debate sobre o filme "Sonho Tcheco". 2011. (Outra).
    62. Congresso Internacional SIBiUSP 30 Anos - O futuro do conhecimento neh. 2011. (Congresso).
    63. IV Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Debatedora de painéis. 2011. (Congresso).
    64. IV Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Parecerista de resumos submetidos para apresentação. 2011. (Congresso).
    65. Seminário Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Coordenação de Sessão. 2011. (Seminário).
    66. Seminário O Saber Profissional. 2011. (Seminário).
    67. 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto. 2010. (Congresso).
    68. Decoding the digital: a common language for preservation. 2010. (Seminário).
    69. How to stay ahead of the game with Web 2.0. 2010. (Oficina).
    70. LIBER 39th Annual Conference: Re-inventing the library: the challenges of the new information environment. 2010. (Congresso).
    71. The UK Serials Group Annual Conference 2009. 2009. (Congresso).
    72. 2o. Congresso Científico Uniararas: Desafios de viver no século XXI. As dimensões culturais do consumo: subsídios para pensar o consumo sustentável. 2007. (Congresso).
    73. 30 Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação.Avaliação de apresentações de alunos/ Avaliação de pôsteres. 2007. (Encontro).
    74. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFScar: Currículo, Prática Docente e Avaliação. 2007. (Seminário).
    75. Seminário Informação & Inovação: cooperação universidade-empresa.Fontes de informação para setores específicos (Debatedora de mesa redonda). 2007. (Seminário).
    76. I Encontro de Especialistas da Informação.Debatedora. 2006. (Encontro).
    77. OFICINA PEDAGÓGICA - ABECIN.As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em Ciência da Informação. 2005. (Oficina).
    78. 3º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Avaliação de trabalhos. 2004. (Congresso).
    79. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Coordenadora de Sessão. 2004. (Congresso).
    80. II Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - EPEA.Integrante da Comissão Científica. 2003. (Encontro).
    81. I Workshop: Descrição e Padronização da Informação. 2003. (Outra).
    82. V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Avaliando a comunicação da informação em campanhas educativas: o programa de economia de energia na UFSCar. 2003. (Encontro).
    83. V Simpósio em Filosofia e Ciência. 2003. (Simpósio).
    84. XVIII Feira de Alta Tecnologia de São Carlos - Fealtec. 2003. (Feira).
    85. Sociedade da Informação: Programas e Iniciativas. 2002. (Seminário).
    86. IV Jornada Científica da AUGM sobre Meio Ambiente.Apresentadora de Painel. 2001. (Encontro).
    87. IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE. 2001. (Seminário).
    88. Semana de Tecnologia Ambiental. 2000. (Outra).
    89. Gestão Tecnológica. 1997. (Seminário).
    90. IV Fórum de Educação Ambiental/ Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental.Informação para educação ambiental. 1997. (Encontro).
    91. Seminário Redes e Sistemas de Informação e Comunicação. 1996. (Seminário).
    92. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Coordenadora de Sessão. 1995. (Congresso).
    93. IV Encontro de Bibliotecários de Jaboticabal e das Cidades Vizinhas. 1995. (Encontro).
    94. Simpósio sobre Engenharia de Materiais. 1995. (Simpósio).
    95. Workshop de Integração da Rede de Núcleos de Informação Tecnológica. 1995. (Outra).
    96. III Encontro de Biblioteconomia do Centro-Oeste Paulista. 1994. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. ALVES-BEZERRA, W. ; ROCHA, R. ; FURNIVAL, A. C. M.. 1o Encontro sobre Livros de Acesso Aberto. 2021. Outro
    2. PEDRO, W. J. A. ; OGATA, M. N. ; GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F. ; SA NETO, A. A. ; ANDRADE, T. H. N. ; FURNIVAL, A. C. M.. IX ESOCITE. 2021. Congresso
    3. KLEBA, J. ; FURNIVAL, A. C. M. ; FONTENELLE, A. O.. Aula Inaugural PPGCTS, 2020: Engenharia engajada - a cocriação social de uma outra CTI. 2020. Outro
    4. FURNIVAL, ARIADNE CHLOE MARY; COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S. ; CASTRO, F. F.. II I Seminário de Inovação, Informação e Sociedade. 2020. Congresso
    5. ARAUJO, A. V. F. ; GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F. ; FURNIVAL, A. C. M.. Conferência Internacional ?Bibliografia: Substância, Arte e Dimensionalidade?. 2019. Outro
    6. FURNIVAL, A. C. M.; ZAFALON, Z. R. ; COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S. ; SIMIONATO, A. C.. I Seminário de Inovação, Informação e Sociedade. 2018. Congresso
    7. FURNIVAL, A. C. M.; COURY, J. G. ; YOUNG, B. V. ; OLIVEIRA JR., O. N.. Scientific communication in English: Talks and workshops. 2016. Outro
    8. FURNIVAL, A. C. M.; SIMOES, M. G. M. ; GRACIOSO, L. S.. Workshop "A produção de resumos documentais". 2016. Outro
    9. MALFITANO, A. P. S. ; COLEPICOLO, E. ; PAULILLO, L. ; SARVO, D. ; FURNIVAL, A. C. M.. Lançamento Portal de Periódicos UFSCar. 2015. Outro
    10. ZAFALON, Zaíra Regina ; RIGOLIN, C. C. D. ; FURNIVAL, A. C. M.. I Seminário de Pesquisa e Prática em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2014. Outro
    11. ZAFALON, Zaíra Regina ; GRACIOSA, L. ; FURNIVAL, A. C. M.. Biblioteca escolar, reencontro da Biblioteca com a escola. 2012. Congresso
    12. FURNIVAL, A. C. M.; GRACIOSA, L. ; ZAFALON, Z. R.. II ConversAÇÕES: Bibliotecas Públicas e Comunitárias. 2012. Congresso
    13. KURAMOTO, H. ; FURNIVAL, A. C. M.. Seminário: O acesso aberto para disseminação da informação produzida nas universidades brasileiras, com uma contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico. 2011. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 02/05/2023 21:56:16